1 2 3 4

Luzes, câmera... Laruku!

0 comentários

Konbawa, queridos passageiros! Como vocês estão? Muito prazer, sou a Malt, a nova redatora do Expresso Japão. Juntamente do Joe, outro novo redator, ficarei responsável pela coluna Expresso Musical, que tratará da música japonesa. Durante as edições da coluna, faremos uma breve abordagem dos mais variados estilos musicais nipônicos e nosso objetivo é apresentar novas bandas e sons para vocês. Estaremos disponibilizando toda semana uma votação no Facebook para a escolha da próxima banda a ser abordada no Expresso. Espero que a gente se dê bem! Agora, para nossa estreia, apresento-lhes uma das bandas mais conhecidas do Japão, L'arc~en~ciel! Creio que a maioria de vocês já deve ter ouvido alguma música deles, já que são autores de um grande número de canções de anime, mas não é isso que os torna tão bons. Então, comecemos pelo começo, certo?
A banda teve seu início oficial em Osaka no ano de 1991, com Hyde no vocal, Hiro na guitarra, Tetsu no baixo e o baterista Pero. Um ano após o início da banda, Hiro foi substituído por Ken, um amigo de Tetsu, tendo gravado uma faixa em coletânea chamada Gimmick que ajudou a botar a banda pra frente lançando seu primeiro single "Floods of Tears". Algum tempo depois, o baterista Pero teve de se ausentar da banda por motivos pessoais. Como não dá para tocar uma banda sem um baterista, o líder Tetsu mexeu uns pauzinhos e trouxe Sakura, um conceituado baterista de Tóquio, para o Laruku (apelido da banda). Porém, logo após o lançamento do sucesso "True", Sakura foi preso por posse de entorpecentes, que culminou no cancelamento do single "The Fourth Avenue Cafe" (que era encerramento de Samurai X). A princípio, os caras apostaram em um visual mais kei que estava em voga na época. Dá para perceber principalmente no clipe "Dune".


Mudando um pouquinho o visual kei, Yukihiro, o novo baterista, entra para o Laruku em meados de '97 obtendo um enorme sucesso lançando de cara o álbum Reincarnation 97, Live in Tokyo Dome em 1997. Depois de entrar em turnê por dois anos, voltam lançando dois álbuns ao mesmo tempo, Ark e, meses depois, Real 2000, entrando em pausa logo depois. Durante a pausa os membros do grupo deram gás em suas carreiras solos, ficando Hyde com "Hyde", Ken com "Sons of all Pussys" tensão, Tetsu com "Tetsuya", e Yukihiro com "Acid Android", só voltando a unirem-se novamente depois de 2 anos, realizando 7 shows em Shibuya (Tóquio). Em seguida, anunciaram um novo CD de estreia, o álbum "Smile", que, na minha humilde opinião, é um dos melhores.

Em 2004 "Smile" foi um sucesso na mídia e é claro que não podia faltar uma turnê por todo o Japão. A canção destaque foi "Ready Steady GO", tema de abertura do anime Full Metal Alchemist. O sucesso foi tamanho que realizaram um show inédito nos EUA! Uma curiosidade é que as canções diferentes das dos outros álbuns são mais voltadas para o público ocidental. Depois do lançamento do álbum e da turnê, o pessoal deu um “slow-down”, lançando mais dois álbuns e dando uma parada dois anos depois do lançamento do Smile para projeto solos novamente.

 Em abril de 2006, a banda decidiu voltar e comemorando os 15 anos de Laruku deram início ao evento L’Arcafe, que foi um sucesso, diga-se de passagem. Criaram dentro do evento cardápios especiais com os nomes das músicas como "Blurry Eyes" (abertura do anime DNA²), "Ready Steady GO", entre outros. Além disso, foram realizados shows de relançamento com edições especiais dos álbuns Ark e Ray e diversos singles. Em 2007, eles lançaram o single "Hurry xmas", em comemoração ao Natal, e Tetsu fez uma versão da música no CD.

Por fim, como estou falando só por cima da discografia desses seres divinos, pulemos para 2011, quando lançaram "Good Luck my Way" com uma sonoridade impecável e um clipe lindinho, como sempre. Em comemoração aos 20 anos de banda foi realizado mais uma turnê, além de um L'arcafe novamente. Esse ano o L’arc~en~ciel abriu uma nova turnê para um país. Sim, é isso mesmo, “um país” , e quem decide somos nós. Estamos livres pra tentar trazer o Laruku para o Brasil! o/ (Os votos podem ser acessados e conferidos pelo site: http://www.larc-en-ciel.com/voter/)


Bom, gente é isso aí. Muitíssimo obrigada a quem leu até aqui e até a próxima, seus lindos. :)

0 comentários:

Postar um comentário