1 2 3 4

14 de fevereiro, Dia de São Valentim

0 comentários
Boa tarde, leitores! Hoje é 14 de fevereiro e é dia do... PINGUIN! ヤアヤア (/・ω・)(/・ω・) Aê, vamos fazer uma sessão especial com os episódios mais engraçados de Os Pinguins de Madagasgar, o filme Happy Feet e trechinhos do Pingu! Mentira, hoje não é dia do Pinguin. Nem tem esse dia no calendário! E olha que no calendário japonês tem dia pra tudo. 'Cês estão meio desligados, heim? OK! Parando com o autismo, hoje é o dia em que boa parte do mundo comemora o Valentine's day (ou Dia de São Valentim, em português, que equivale para nós ao Dia dos Namorados). Ainda que o Japão seja um dos vários países adeptos da data (nós, brasileiros, queremos ser os diferentes!), os costumes em relação a ela são bem próprios e característicos por lá. Ficou curioso?


Quem era São Valentim? E o que ele fez de tão importante pra ter tido uma data batizada com seu nome? E que relação ele tem com os casais, o amor, o ato de presentear pessoas à nossa volta? E que diferenças o Valentine's day do Japão tem em relação aos outros ao redor do mundo? Os nossos parabéns aos que tem com quem comemorar, e pra quem não tem... não fique triste! E já que o tema é esse, você pode colaborar conosco votando na enquete da barra à direita sobre os melhores casais de anime. Estamos preparando um super rank pra vocês! Vamos, agora, ao que interessa?


A data é uma homenagem ao bispo romano Valentim, que era contrário às ordens do Imperador Cláudio II que proibiam casamentos durante a época das guerras. O imperador acreditava que os jovens se alistariam para o exército com muito mais facilidade se não possuíssem família. O bispo contrariou as ordens e continuou celebrando casamentos e ainda casou-se secretamente. Descoberto, Valentim foi preso e condenado á morte. A data de seu falecimento, 14 de fevereiro, foi marcada como dia de São Valentim pelo Papa Celsiusem 1946. A partir daí, ganhou o significado que conhecemos hoje.


O Dia dos Namorados japonês é cheio de peculiaridades. Ainda que o mais comum (não só no Japão, mas em todos os lugares onde se comemora) seja presentear com chocolates, tem sempre outras maneiras de fazer participar da celebração. Mas atenção, é tradição que, no Dia de São Valentim, sejam apenas as mulheres que presenteiem. Isso mesmo! Um pouco machista? Talvez. Como sabemos, a sociedade japonesa sempre foi fechada e possuía fortes tabus em relação às mulheres até pouco tempo. Sem falar que é um prato cheio para as empresas de doces! Uma jogada de marketing das boas.

Existem vários tipos de chocolate para usar de presente, um para cada pessoa e ocasião. Os mais importantes e conhecidos são os Honmei Choco (本命チョコ – Chocolate de Intenção Verdadeira), usado para presentear a pessoa por quem se está apaixonada; Giri Choco (義理チョコ – Chocolate de Convivência Social), oferecido aos colegas de trabalho, conhecidos, clientes, como forma de gratidão; Family Choco (ファミリーチョコ – Chocolate de Família), dado para o marido e filhos; e o Tomo Choco (友チョコ – Chocolate de Amizade) Oferecido às amigas, como demonstração de afeto e companheirismo; (◎´・I・)人(・∀・´●)友達ャモン! Antigamente, o Honmei Choco era o chocolate mais vendido, mas com o passar dos anos o Giri Choco começou a bater o recorde. Faz até um pouco de sentido, já que uma pessoa tem muito mais colegas de trabalho e amigos do que outras pessoas por quem ela esteja apaixonada, né?

Que bonitinho, né?

NUNCA deixe pra comprar nada de última hora

Nas escolas acontece uma coisa bem interessante. As garotas aproveitam o momento para declararem seu amor e entregam chocolates. (〃▽〃)テレテレ Isso também serve pra medir a popularidade dos garotos, pois diz-se que alguns chegam com sacolas imensas em casa!

Como vocês puderam notar, essa data não é voltada apenas para o amor carnal, mas também para o fraternal, o amor entre os amigos, entre os parentes, entre os companheiros de trabalho. Por isso não tem motivo para achar o Dia dos Namorados deprimente se você não tem um parceiro! Curta o dia e lembre-se de presentear todas as pessoas que você ama, que são realmente importantes pra você. ノ≧∀≦)ノ・‥…━━━ ピキューンAfinal, ninguém reclama de ganhar chocolate, né? Só se for alérgia ou, como eu, não gostar muito.

MULHERES, NOSSA VEZ CHEGARÁ! Exatamente um mês depois do Valentine's day japonês tem uma datinha vocês vão amar. Mas esse é assunto para outra postagem, certo?

Kissu~

0 comentários:

Postar um comentário