1 2 3 4

Estilo lolita: Iniciação, afinal o que é Lolita?

Olá pessoas, como vocês vão?

Calma, eu não sou estranha, então abaixe as tochas e os tridentes. Como eu estava falando, sou a Chipper nova retadora aqui do site. Eu amo animes, mangás, músicas, VOCALOID/UTAU e games, fim.
E sim, minha vida se resume a isso. Hoje irei dar iniciação ao estilo que vem ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil e no mundo Ocidente, as Lolitas.

Afinal, que é exatamente lolitas? Quais são as “categorias”? Como faço meu próprio vestido? Ok, ok, calma tudo tem seu tempo, e hoje será uma breve iniciação ao estilo, já que aqui no Brasil estamos precisando. Justamente quando se fala sobre um estilo com tantas referências, controvérsias, divisões e tantos artigos por aí que dão as ideias falsas sobre o estilo. Por isso, depois de uma certa pesquisa, feita por mim mesma, estarei dando o inicio ao nosso “estudo” do estilo Roriita. E quem não quer se sentir uma Ohime-sama? Todas querem! Clique no Leia Mais e fique por dentro do estilo!


A primeira coisa que se deve saber sobre elas é que nunca passarão uma imagem sensual, como é visto em outros estilos de moda. E que as Roriitas geralmente, ou principalmente, tentam mudar a visão do livro publicado pelo senhor Vladimir Nabokov, que usava a imagem de uma Lolita para sua jovem namorada de doze anos. Sendo assim, Roriita do estilo não é usada para nenhum meio assim, é apenas um estilo de moda.

O estilo ao qual estamos nos referindo aqui são os vestidos, acessórios, sapatos, cabelos, maquiagens usadas com fundamentalmente na Era Vitoriana. Portanto, o que nós queremos mostrar é um toque de elegância e delicadeza em cada laço, estampa, babado, vestido. Sendo assim, nada aqui envolve decotes, pirulitos e coxas de fora. Justamente ao contrário, para ser uma verdadeira Roriita é necessário um ótimo comportamento e uma boa xícara de chá. Sem falar de belos biscoitos e cupcakes.

Ok, então Lolita ou Roriita (termo qual eu gosto de usar) é um estilo baseado na Era Vitoriana e nada aquilo que nós pensamos sobre Roriitas é verdade?

boatos e fatos que vou tentar esclarecer durante meus posts sobre o estilo, porém, como iria ficar muito grande falar sobre tudo, eu irei separar. Mas, vamos ao conteúdo desse post!

Desde que me conheço por gente, conheço várias meninas que querem ser Lolitas. E, acredite, não é fácil ser uma delas. Além de ter que andar com vários saiotes, salto alto, meias no calor infernal que é nosso país, você tem que saber se comportar. E o que mais vejo pessoas errando sobre o estilo é quando tem que escolher um vestido ou outfit.

Vamos dizer que anime e lolita não são coisas que combinam muito bem. Sim, você pode ser fã de qualquer anime, mas misturar animes com o outfit é algo que nunca dará certo. Podemos ver isso desde que a Misa apareceu com aquele maldito vestido preto e branco que muitas meninas copiaram e se autodenominaram de “Lolitas”.

Nem sempre um vestido preto e branco, cheio de rendas, enfeites e maquiagem pesada será chamado de lolita. Ao contrário, isso em até onde meus conhecimentos chegam, seria chamado de Ita.

E antes que me perguntem o que é Ita eu respondo. Ita é o termo usado para roupas que com o tempo foram confundidas com Lolitas, e olhem que a diferença é muito básica.
Itas são meninas que se vestem para se mostrar, elas sim querem “sensualizar” com uniformes de estilo maids. Não estou falando mal, pelo contrário, adoro Maid <3.
Porém, infelizmente, essa é a verdade, Itas são pessoas que podem errar no outfit e se chamam de lolitas, entretanto não são.

Então, o que desejamos focar aqui é o verdadeiro estilo Roriita, voltado aos babados e outras peças que mostrem delicadeza.

Agora você pensa: Já sei a diferença entre Itas e Roriitas, e agora?

Agora vamos falar sobre o estilo em si, a história e as principais grifes e lojas aqui no Brasil, afinal não estamos no Japão, por mais que queiramos.

Roriita começou a se moldar nos anos 70, mas só veio a ficar realmente conhecido no final dos anos 90. O nascimento das grandes grifes, que era feitas originalmente pelas próprias meninas que fundaram o estilo, ajudou bastante a dar força ao movimento. E quanto mais pessoas aderiam ao estilo, logicamente, ele ficava mais e mais famoso.

Hoje em dia, aqui no Brasil, ele é muito comum, e claro que ele se adaptou de maneira correta ao nossos bolsos e clima.
As sub-divisões aqui no Brasil também são bem comuns, há bastantes sets, himes, gothic e casuais roriitas pelos eventos e encontros pelas cidades. E como saber cada uma? Justamente isso irei explicar agora de leve e logo depois irei fazer um post especial para cada uma, então aí vão eles:

Sweet Lolitas: As mais comuns aqui no Brasil, o estilo se define em peças de roupas bem doces e as cores também.

Guro Lolitas: As minhas favoritas, yeah. O estilo se define pelos vestidos brancos e manchas de sangue e acessórios voltados para o estilo guro de anime e mangá. Não são muito comuns, fora que é um estilo que foge dos padrões lolita.

Gothic Lolita: Com certeza o estilo com mais erros, justamente pelas cores sem bem confundíveis com as Itas e pelo estilo em si ser difícil de reproduzir. Os vestidos podem variar branco e preto, apesar de que o ideal seja fugir desse tons e ir para mais pretos do que brancos.

Deco Lolita ou Deco Loli: Mistura de Decora e Lolita. Uma mistura certa de vestidos lolitas sweet e hime com as decoras, o visual não é tão leve como das Lolitas e nem tão pesado como das Decoras.

Hime Lolita: Basicamente o que é ser uma Lolita, porque toda Lolita que ser uma princesa. Os estilos dos vestidos e acessórios são baseado em princesas, tiaras, estampas e todo resto são projetados para verdadeiras garotas que se sentem princesas.

Punk Lolita: Estilo de lolita baseado em peças do punk, peças xadrez, boinas e botas mais “grosseiras”.

EroLolita: Como o nome já diz, é uma adaptação dos vestido um pouco mais curto e com mais decote. Entretanto, nada de grande.

Casual e Country Lolita: Deixei os dois em um porque são os estilos mais casuais e que geralmente são usados em dias normais.

Depois eu irei fazer um post especial sobre cada um, tutoriais, dicas e tudo mais. Hoje foi mais a iniciação ao estilo e uma base para poder começar sobre ele.

Espero que tenham gostado, e obrigada por ler <3