1 2 3 4

Adeus ano velho, feliz ano novo! ♫

0 comentários
Para nós, brasileiros, ainda faltam algumas horas para o ano novo chegar, mas na Terrinha do Sol Nascente ele já está sendo comemorado e vivido desde agora! Por isso, graças a uma sugestão da Nee-san, resolvi comentar com vocês um pouquinho de como é a passagem de ano novo lá no Japão e que tipo de rituais (ou superstições) costumam ser feitos. Mas antes, gostaria de agradecer à todas as pessoas que tem lido, comentado e nos acompanhado aqui no Expresso Japão durante esse ano que está prestes a ir embora. É muito importante pra nós compartilhar com nossos leitores nossos gostos, nossas paixões, essa fascinação incontrolável pela cultura japonesa. E, de coração, nós desejamos a vocês um ótimo ano de 2012 e muitas energias positivas. Não vou dizer que espero que todas as coisas que vocês querem se realizem, porque elas não vão acontecer sozinhas. Por isso, desejo a vocês muita força, muita coragem, para correr atrás daquilo que querem e fazerem se tornar realidade! Nós, do Expresso Japão, enviamos energias positivas a todos os nossos leitores!


Alguém aqui já pensou em fazer uma super faxina na casa antes da entrada do ano novo? E pendurar amuletos nas portas e janelas para manter sua morada sempre com energias positivas? E visitar um templo ou uma igreja? Esses e muitos outros são ritos de passagem para o ano novo lá no Japão. Quer conhecer um pouco mais?


É costume no Japão o ritual do Oosouji. Não é apenas uma limpeza, é um ritual de purificação. A casa é toda limpa e purificada para entrar no ano novo totalmente renovada e com energias positivas. Para completar, os japoneses ainda penduram amuletos nas portas e janelas para tornar o ambiente ainda mais limpo e purificado. Os amuletos geralmente são arranjos de flores, folhas e bambu e são chamados de Kadomatsu. Esse costume é levado muito a sério! 


Ainda em ritmo de limpeza, também há um costume de visitar os templos budistas e xintoístas japoneses. Eles realizam o badalar dos sinos (são 108 no total, mas relembrar os 108 pecados humanos segundo o budismo) e muita gente pára para ouvir. Os japoneses são bastante ligados ao espiritual e a essa ideia de limpeza e purificação. Os dois primeiros dias do ano novo japonês são considerados feriados nacionais e ninguém trabalha. Algumas empresas esticam o prazo e vão até sete dias, dando tempo aos seus funcionários de viajarem e passarem um tempo com a família (que bonitinho!).


E, por fim, não podemos esquecer das comidas! O Mochi (bolinhos de massa de arroz) e o Osechi Ryori (prato especial de ano novo) são muito requeridos nessa época, e dizem que quem os come terá muito longevidade. Também tem o Toshikoshi-soba, um tipo de macarrão, e saquê doce.


Depois de todos esses rituais, os japoneses ainda correm pra ver o primeiro nascer do sol do ano. Ele é muito importante, pois, segundo o Xintoísmo, o Deus Sol é o mais importante do universo. Sendo assim, os japoneses oram no primeiro raio de sol da manhã do primeiro dia do novo ano pedindo prosperidade e longevidade.

Chegamos ao fim e espero que tenham curtido! Não citei todos os rituais e costumes japoneses porque são muitos, e vocês provavelmente só terminariam de ler daqui um ou dois meses, então fiz uma seleção dos que achei mais interessantes. Como já é ano novo lá na terrinha, que tal desejarmos a todos os nossos amigos e parentes um ano maravilhoso e incrível? Experimente!

Kissu :3

0 comentários:

Postar um comentário