1 2 3 4

O sabor do Japão

0 comentários

Olá, queridos leitores! Já faz um tempinho que não apareço por aqui sorry Nana, mas essa semana eu estava vendo um programa na TV, que infelizmente não me recordo o nome no momento, que se tratava de comidas exóticas. Na edição que vi, o programa foi gravado nas ruas de Taipei (China), e eles falaram de um tal de "Tofu Fedido", que me fez lembrar imediatamente da culinária japonesa. O fato é que a maioria das pessoas acha que a cozinha nipônica se resume a sushi, tempura ou a peixe cru, um tabu muito desagradável, por sinal. Por isso, pensei em pesquisar um pouco mais sobre o assunto para mostrar pra vocês que isso não é bem verdade e que é possível encontrar uma incrível variedade de itens dentro da arte de cozinhar japonesa. Hoje falarei pra vocês um pouco sobre a culinária tradicional!

A culinária japonesa se desenvolveu bastante com o passar do tempo, nos últimos anos. O arroz branco é o item mais básico dentro do cardápio de quaisquer pratos, até porque o cultivo de arroz no Japão, por muitos anos, foi a base de sua economia. Nenhuma refeição seria completa sem ele, e outros pratos servidos junto ao arroz são considerados complementos ou acompanhamentos, bem diferente daqui do ocidente, não concordam? O nome das refeições é dado de acordo com o número de acompanhamentos que possuem. Por exemplo, uma refeição muito simples seria uma sopa, que seria feita com arroz e algum outro acompanhamento, geralmente é um legume em conserva.




No café da manhã, normalmente é servido o Missoshiru (味噌汁|), uma sopa de pasta de soja que é preparado com soja, hondashi (tempero à base de peixe), tofu e cebolinha, fiquei com vontade de experimentar. A refeição mais comum é o ichijū-sansai, que é uma sopa com três acompanhamentos. Os acompanhamentos das refeições são, normalmente, peixe cru, um prato  frito e um fermentado, ou cozido no vapor, e o ichijū-sansai, se encerra com conservas como o Umeboshi e o chá verde. 
Talvez pelo fato do Japão ser totalmente rodeado pelo mar o consumo de frutos do mar pela população é muito grande, existe uma grande variedade de pratos que usam frutos do mar como acompanhamento, e podemos citar como exemplo o Risoto. Claro que eu não podia deixar de mencionar o macarrão, embora seja originário da China, pois é essencial na culinária japonesa como um todo. Existem dois tipos, o Sobá (um macarrão fino e escuro) e o Udon (feito de trigo branco), e os dois normalmente são servidos com caldo de peixe e soja junto de alguns vegetais. Outro prato que foi importado da China, mas é extremamente popular no Japão, é o Ramen, que é servido com uma variedade de tipos de sopa, indo desde os molhos de peixe até manteiga ou porco, um prato muito admirado pelos otakus de plantão.

Bom galera, eu espero ter falado o suficiente pra aguçar a curiosidade de vocês. Minhas pesquisas continuam e pretendo falar um pouco mais sobre o assunto posteriormente. Só pra encerrar, vou deixar a receita do Missoshiru. Até a próxima!

                Ingredientes                   
2 colheres de sopa de Miso
2 talos de cebolinha verde picada
250 gr de tofu em cubos médios
1 envelope de Hondashi

           Modo de preparo               
1. Ferve 1,5 litro de água com Hondashi. 
2. Quando levantar fervura, coloca o Tofu em pedaços e deixa ferver mais uns 3 minutos.
3. Mistura o Miso e está pronto. 
4. Na hora de servir, coloca um punhado de cebolinha por cima. 

                        Dicas                      
Sempre adicione a cebolinha na tigela em que o misoshiru será servido e nunca na panela para que a sopa não fique amarga.
Outros ingredientes para o missoshiru: vôngole, camarão, shiitake, cenoura, vagem, nabo, lombo.
Você também pode utilizar a base para caldo de peixe em pó encontrada nos supermercados

Fonte: Cozinha Japonesa

Bom Apetite!~

0 comentários:

Postar um comentário