1 2 3 4

Toire no Hanako-san

5 comentários
Olá, queridos leitores inexistentes! Estou aqui inaugurando o Expresso Japão, um blog criado com o intuito de divulgar um pouco da cultura japonesa, tão rica e vasta, por uma fã incondicional. Podem me chamar de Nana e eu serei a anfitriã de vocês enquanto estiverem na casa. Aqui vocês encontrarão de tudo um pouco! Desde música e cinema à mitologia, notícias e bizarrisses. Espero que acompanhem e gostem do blog!~
Vamos estrear com tudo! De início, a sessão de lendas, uma das minhas favoritas. Preparem-se para arrepiar os cabelos! Você nunca mais vai conseguir ir ao banheiro sem pensar duas vezes... muahaha!



Hanako-san (ou Toire no Hanako-san, "Hanako do banheiro") é uma garota assustadora que assombra banheiros femininos de diversas escolas por todo o Japão. É uma das lendas urbanas mais populares do país, embora, assim como a Kuchisake Onna, sua origem verdadeira seja um mistério. Apesar de tantas versões diferentes dessa lenda, a aparência de Hanako-san é comum em todas elas: Uma garotinha pequena, com cabelos negros e curtos (estilo chanel), vestindo uma saia vermelha. Ela costuma ficar na terceira cabine do banheiro feminino (algumas versões especificam que o banheiro precisa estar no terceiro andar, mas não é uma característica realmente considerável) e a natureza do seu comportamento varia de região pra região. Na maioria dos casos ela costuma ser pacífica, mas sempre há algumas versões em que ela é mais violenta. Hanako-san é uma espécie de Loira do Banheiro japonesa, e claro, morena. Para invocá-la, você precisa bater três vezes na porta da terceira cabine, chamá-la e lhe perguntar alguma coisa. O mais comum é "Hanako-san, você está aí?" e se ela estiver, responderá com uma voz fraca. Se o dito cujo tiver coragem para abrir a porta, será puxado violentamente para dentro da cabine e ninguém sabe o que acontece depois.

 

A origem da Hanako-san é desconhecida. Em alguns lugares do Japão se comenta que ela morreu durante um bombardeio que destruiu o banheiro onde ela estava, outra que ela caiu da janela da biblioteca, outras ainda que ela morreu nos braços de algum parente abusivo (ou um pervertido) ao ser encontrada no banheiro ou que foi trancada lá por brincadeira e acabou morrendo. Não se sabe ao certo qual delas é verdadeira, e mesmo a história em si sofre modificações significativas dependendo da região. Por exemplo...

  1. Em Yamagata diz-se que alguma coisa terrível vai acontecer se Hanako-san falar com você em um tom de voz desagradável. Outra lenda de lá diz que Hanako-san é um lagarto de três cabeças, com três metros de altura, que usa a voz de garotinha inocente para atrair presas.
  2. Em Kurosawaiiri (Distrito de Iwate) conta-se que uma grande mão branca aparece em um buraco no chão da terceira cabine do banheiro se você dizer “terceira Hanako-san” (sanbanme no Hanako-san).
  3. No banheiro masculino de uma escola em Yokohama (distrito de Kanagawa), diz que uma mão sangrenta sai da privada se você andar em volta dela três vezes enquanto chama o nome de Hanako-san. Essa é uma das mais improváveis, já que Hanako-san costuma ficar no banheiro feminino.
  4. Hanako-san também é o nome de um possível fungo que se pega ao ralaro joelho no parquinho. Diz-se que cogumelos nascem na ferida.

Como eu mencionei antes, a Hanako-san é, em geral, inofensiva. Ela não costuma atacar as pessoas, mesmo as que entram no banheiro onde ela está, basta apenas que você não vá incomodá-la. Mas mesmo assim acabar fazendo, mostre a ela uma prova com uma nota perfeita, diz-se que isso a repele, embora o motivo seja desconhecido. Talvez ela tenha sido uma das garotas com notas maiores na escola. O que vocês acham?

quatro filmes sobre a lenda da Hanako-san, quatro versões da lenda. Como filmes japoneses da época, o orçamento para fazê-los era baixo, portanto, a qualidade não é das melhores. Mas incrivelmente, como nós sabemos da indústria cinematográfica de horror japonesa, a produção acabou ficando aterrorizante mesmo assim. Recomendo! Ela também aparece em três episódios do anime Gakkou no Kaidan, e na série, ela é pacífica e só quer ficar em seu cantinho sem ser incomodada.

 

  

Hanako-san em Gakkou no Kaidan
E aí? Quer conhecer a Hanako-san?

5 comentários:

Amei o post
Hanako-san <333
Se bem que o meu post sobre ela estava mais completo *trollface*
Desculpa por não ter comentado antes Riku <3

8 de junho de 2011 18:58 comment-delete

Mais completo que isso? Duvido. u-u Pare de querer me ownar, anjo, isso nunca vai acontecer. /fuckyeah SASAUHAUSHASUASU :3

8 de junho de 2011 19:36 comment-delete

Poh, nunca mais entro num banheiro feminino. Já não entrava antes, agora JAMAIS. @_@

10 de junho de 2011 22:19 comment-delete

UHSAUHSAUUSHAUSHSU! Né? Eu tenho medo quando vou em banheiros públicos femininos. @_@

11 de junho de 2011 15:53 comment-delete

Eu ja tinha lido sobre a Hanako-san em outro lugar(e não foi no post do Anjo), mas nunca tinha visto a versão em q ela era um lagarto de três cabeças.Mas eu gostei muito do post, e o blog ta muito bonito.
Flame aprova.
E eu concordo com você, o cinema de terror japones é foda, morro de medo dele(sim, sou covarde, não, não ligo)

Flame
11 de junho de 2011 19:29 comment-delete
Postar um comentário